17.8.18


Pra início de conversa, peço desculpas pela minha ausência, pois o mestrado exigiu 100% da minha atenção que juntou com as postagens do Já Fez As Malas?, com a chegada da amiga brasileira em Vila Real (de férias) e um job de enoturismo - o qual eu começo contando sobre os 10 dias de viagem com uma turma de Sorocaba que veio à Portugal para fazer esse tour vínico.

O projeto Vinho Mais é um projeto didático que desmitifica o vinho, e um pouco da vitivinicultura, através de cursos e viagens, tornando esse mundo enológico mais acessível a todos os leigos e enófilos de plantão. Eu fui convidada para acompanhar o grupo e registrar todos os momentos: visitas nas vinícolas, passeios, almoços e jantares harmonizados. Fomos muito bem recepcionados em todas as vinícolas, sem contar que foi fácil trabalhar ao lado de pessoas de puro alto astral. E antes de mais nada, quero deixar registrado aqui que quem curte vinho e azeite, PRECISA fazer um turismo por Portugal. Não só pela beleza natural e paisagem de tirar o fôlego, como também pela farta gastronomia e vinhos que o país oferece. É um suspiro a cada degustação.

1ª Visita: Vinícola Ervideira.

enoturismo alentejo

Como eu disse anteriormente, a paisagem alentejana é de tirar o chapéu. A visitação foi bastante elucidativa, principalmente a Ana que esclarece todas as dúvidas, é mega simpática, conta a história da vinícola e explica todos os processos dentro da adega, desde a chegada da uva, passando pelo engarrafamento do vinho até a expedição das garrafas. 
 
É uma visita bem informativa porque, além de abordar as questões técnicas sobre as sensações palatáveis que envolvem os vinhos e a gastronomia, o intuito é levar o visitante a conhecer a vinícola em sua essência e isso o induz a criar um vínculo "enoafetivo" antes mesmo da degustação de vinhos, tanto na teoria quanto na prática.


Ervideira Wine Lounge

A nossa visitação incluiu o jantar eno-harmonizado com 11 rótulos, compreendendo desde o espumante, vinho branco, tinto até o vinho doce que acompanhavam as entradas, pratos principais e as sobremesas (tudo tipicamente português, claro!). 
 
Antes que eu me esqueça, o nosso jantar inaugurou o Ervideira Wine Lounge: um espaço para degustação onde os visitantes podem apreciar as belíssimas videiras e o pôr do sol através das portas de vidro.


Revelando o Feiticeiro 

A comida estava extremamente deliciosa. 
  • Os queijos e embutidos como entrada abriram o apetite para os pratos principais - bacalhau, vitela e porco (com acompanhamento de sopa, arroz e uma farofa), sem contar a saladinha de bacalhau desfiado com grão de bico (de comer rezando!!!). 
  • As sobremesas incluíram frutas da estação e doces de ovos. 
Tudo muito caprichado, atendimento e serviço impecáveis. Ambiente descontraído, bonito, aconchegante, muito bonito e bem iluminado.


enoturismo alentejo


História

"As propriedades do Monte da Ribeira e Herdadinha pertencem à família Leal da Costa, sendo o primeiro registo encontrado em nome de Maria Luisa Godinho N.1807, avó do 1º Conde D'Ervideira que iniciou a produção dos vinhos Ervideira em 1880, por sua vez bisavô dos actuais produtores.

O Conde D’Ervideira, de seu nome José Perdigão Rosado de Carvalho recebeu o título do Rei Carlos I, em reconhecimento por seu trabalho social na região, que para além de ser um grande agricultor que gerava centenas de postos de trabalho, foi também político, filantropo, presidente da Câmara Municipal de Évora, fundador da Casa Pia e elevado Membro da Santa Casa da Misericórdia, entre outros cargos.

A produção de vinhos tinha nas primeiras gerações a função de abastecimento da família, bem como para juntar à alimentação e pagamento de salários dos muitos colaboradores da empresa agrícola.

Hoje a empresa tem 160ha de vinhas distribuídas pelas duas propriedades, vocacionadas para a produção e comercialização de vinhos de carácter único, fazendo da Ervideira uma "Embaixada" de grandes vinhos pelo mundo fora."*


enoturismo alentejo


As castas da vinícola são: Touriga Nacional, Alicante Bouschet, Aragonez, Antão Vaz, Syrah, Alfrocheiro, Trincadeira.

Para visitar

A Ervideira também apresenta programas de "Team Building", "Enólogo Por Um Dia", "Provas Cegas" - entre outros - que podem ser agendados com antecedência por telefone (+351 266 950 010 e +351 913 545 382) ou e-mail (ana@ervideira.pt). A adega está aberta todos os dias do ano. 
enoturismo alentejo


*Fonte: Vinícola Ervideira

Magic Gourmet . 2017 Copyright. All rights reserved. Designed by Blogger Template | Free Blogger Templates