8.10.18

enoturismo Bairrada

Um super Encontro!

E a nossa viagem enoturística continua. Entre Fátima e Douro paramos pra visitar a Quinta do Encontro. 
 
Localizada na Bairrada, em Anadia, esta quinta foi inaugurada em 2007 com um projeto arquitetônico que lembra uma barrica em madeira. 
 
É um espaço maravilhoso voltado ao enoturismo, com refeições harmonizadas e completamente adaptado para receber todo e qualquer tipo de evento (para até 220 pessoas).
 

enoturismo Bairrada

Sobre a Bairrada

Seu clima é suave e temperado por causa da proximidade com o oceano atlântico, que se estende desde Beira Litoral, entre Águeda e Coimbra, até às dunas do litoral. 
 
Foi uma das primeiras regiões de Portugal a experimentar a produção de espumantes e, justamente por causa desse terroir todo, não só deu super certo como também o espumante é o preferido e queridinho da região. 
 
Aliás, a Bairrada é produtora de vinhos desde o século X, porém só no século XIX que essa produção tornou os espumantes, brancos e tintos em vinhos de qualidade. E na gastronomia, aqui estão os famosos leitões que levam o nome regional.
 

enoturismo Bairrada

 
De acordo com o IVV - Instituto da Vinha e do Vinho, a história da produção de vinho remonta ao tempo dos romanos, fazendo disso prova os diversos lagares talhados nas rochas graníticas (lagares antropomórficos), onde na época o vinho era produzido. 
 
Já nos reinados de D. João I e de D. João III, respectivamente, foram tomadas medidas de proteção para os vinhos desta área do país, dadas a sua qualidade e importância social e econômica. 
 
A tradição destes vinhos remonta ao reinado de D. Afonso Henriques, que autorizou a plantação das vinhas na região, com a condição de ser dada uma quarta parte do vinho produzido. 
 
Estendendo-se desde o Minho ate a Alta Estremadura, e uma região de agricultura predominantemente intensiva e multicultural, de pequena propriedade, onde a vinha ocupa um lugar de destaque e a qualidade dos seus vinhos justifica o reconhecimento da DOC "Bairrada". As principais uvas:
  • Brancas: Arinto, Bical, Cercial, Sercialinho, Chardonnay, Fernão Pires (também conhecida como Maria Gomes) e Sauvignon Blanc
  • Tintas: Baga, Touriga Nacional, Merlot, Syrah e Cabernet Sauvignon. 

O Encontro na Quinta...

...foi super especial. Fomos recepcionados com uma taça de espumante e pela relações públicas, Ana Paula Teixeira, da Global Wines (empresa composta por várias vinícolas).
 
Acredito que ela seja a portuguesa com alma mais brasileira que a nossa. Sempre com um sorriso no rosto e alegria contagiante, ela é a RP dos abraços. E assim cada um se contagia pelo seu astral e sua energia, pois quando as pessoas se abraçam os corações se conectam.
 
enoturismo Bairrada
 
Depois das boas vindas, demos uma volta na adega, sempre andando em círculos, subindo e descendo rampas, nada de escadas, e a explicação de todo o processo vínico. Fomos encaminhados para o salão onde aconteceu o nosso almoço. 
 

enoturismo Bairrada

Revelando o feiticeiro

A varanda panorâmica para as vinhas, a vista em 180º, o atendimento e o almoço estavam perfeitamente em conexão e harmonia. 
 
Além dos espumantes rosé e branco, também serviram tranquilo branco, tinto e um doce para harmonizar com a sobremesa. 
  • Primeiro ofereceram salgados típicos portugueses (o que lembram os nossos salgados fritos) para beliscar. 
  • A entrada foi um folhado com queijo, 
  • Prato principal o leitão à Bairrada 
  • Sobremesa crème brûlée (por mim eu repetiria 200 vezes essa harmonização da sobremesa com o moscatel deles..... made in heaven total!!). 
Tudo muito impecável e o serviço à mesa foi excelente, equipe bem humorada e nota 1000!

 enoturismo Bairrada

Enoturismo

A Quinta do Encontro está situada à Rua de São Lourencinho, São Lourenço do Bairro, Anadia - Portugal. Para reservas e mais informações sobre visitação guiada, pode entrar em contato pelo +35123527155 ou por email: enoturismo@quintadoencontro.pt. 

Um pouco mais pra frente eu volto com a visita em outra vinícola, também da Global Wines e com a recepção da queridíssima Ana Paula Teixeira. 
 
Cheers! 🍷🍷

Magic Gourmet . 2017 Copyright. All rights reserved. Designed by Blogger Template | Free Blogger Templates