Vinícola Vidigal Wines - A beleza das vinhas e vinhos portugueses



E aqui estamos na última vinícola desses 10 dias de enoturismo. Chegamos em Leiria na Vidigal Wines. Super empresa e formada por uma equipe de super pessoas. Sim, tudo é super começando pelo astral como fomos recebidos pela brasileiríssima Luisa Lopes e o português-dinamarquês Antonio Mendes Lopes, casados e responsáveis pela vinícola. Foi uma visita muito agradável e um dia contagiante, cheio de histórias, sorrisos, gratidão e confraternização pela vida. 


"Vidigal Wines é uma empresa produtora de vinhos tranquilos e licorosos, de média dimensão e caráter familiar, localizada na zona de Leiria no Centro de Portugal. As origens da empresa datam do inicio do Século XX, numa Quinta fundada por um Cónego da Igreja. Ao longo do ultimo século a empresa conheceu um par de donos até que no inicio dos anos 90 o atual Diretor, António Mendes Lopes – assumiu a gestão. Desde essa altura a Vidigal conheceu grandes mudanças e avanços tecnológicos que hoje lhe permitem produzir cerca de 3 milhões de garrafas por ano.


Atualmente, a Vidigal está dividida entre 40% de capital norueguês e 60% na posse do Diretor com dupla nacionalidade portuguesa-dinamarquesa, António Mendes Lopes. A. M. Lopes tem mais de 30 anos de experiencia no mundo do vinho. Criou e desenvolveu uma empresa de importação de vinhos internacionais na Dinamarca. Através das funções de importador, ganhou uma grande experiencia e conhecimento acerca de vinhos dos diversos pontos do planeta. António Mendes Lopes participa ativamente na elaboração dos vinhos em conjunto com dois enólogos: António Ventura, considerado o enólogo do ano em Portugal em 2006 e Rafael Neuparth.


Com uma taxa de exportação de cerca de 90%, a Vidigal teve durante 5 anos consecutivos o vinho mais vendido na Noruega o que representou um feito nunca antes conseguido por nenhum produto português em nenhum lugar do Mundo. Vendendo cerca de 40 vinhos em mais de 30 países, a Vidigal é certamente uma das empresas vitivinícolas mais internacionais de Portugal.

 
A nível de produção, a Vidigal Wines tem estabelecidas diversas parcerias na região vitivinícola de Lisboa que no total representam cerca de 450ha. de vinhas. Mantém também diversas parcerias noutras regiões produtoras de Portugal, num total de 7 regiões: Lisboa, Tejo, Douro, Alentejo, Dão, Beiras e Vinho Verde.


A grande maioria dos vinhos da Vidigal, nomeadamente os da região vinícola de Lisboa, são produzidos muito perto do Oceano Atlântico – cerca de 30km – e, como tal, sofrem grande influência das brisas atlânticas o que resulta em vinhos frescos e sempre muito frutados. As principais castas utilizadas nos vinhos da Vidigal são: Touriga Nacional, Aragonez (Tinta Roriz), Castelão, Syrah e Cabernet."*


O tour foi super explicativo, desde a produção até o engarrafamento do vinho, passamos por todas as dependências da adega e acabamos fazendo a degustação dos mesmos durante o almoço harmonizado no restaurante Casa da Nora com a presença dos animados anfitriões. 


Eu já vou revelar o feiticeiro junto com a descrição dos vinhos servidos: o restaurante é uma delícia de ambiente, de gastronomia e atendimento. Comida típica portuguesa, nos foi servido as entradas com embutidos, azeitonas, pães variados, patês e queijos. O primeiro prato foi bacalhau à lagareiro, o segundo, pernil assado com batata e feijão verde. Tudo extremamente bem feito, porções grandes (travessas servidas à mesa) e muito saboroso. Durante toda a nossa estada no Nora, bebemos 4 rótulos: 3 Autores Douro D.O.C. (Touriga Franca, Tinta Roriz e Touriga Nacional), Coragem (Lisboa, Touriga Nacional), Brutalis (Lisboa, Alicante Bouschet e Cabernet Souvignon) e o Porta 6 Reserva (Lisboa, Syrah, Alicante Bouschet, Cabernet e Touriga Nacional). Sobremesa foi uma torta de frutos secos com sorvete de creme e caramelo. Tudo muito bem servido, equipe nota 10, bem humorada, espaço aconchegante, intimista, de extremo bom gosto.

 
Realmente um dia memorável e alegre pra fechar o nosso enoturismo com chave de ouro! Luisa e Antonio são queridos e grandes anfitriões.


Para fazer a visitação na Vidigal Wines, é preciso marcar com antecedência por telefone (+351 244 819 480) ou por e-mail (info@vidigalwines.com). Horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9:00 às 13:00h e das 14:00 às 18:00h.

O Casa da Nora também é hotel e é um excelente opção de hospedagem para quem quiser turistar em Leiria. O restaurante abre todos os dias. Para o café da manhã, das 8:00 às 10:30h; almoço, das 12:00 às 15:00h; jantar, das 19:00 às 23:00h; bar, das 10:30 às 23:00h.


🍷 Vidigal Wines: “o melhor vinho possível ao mais baixo preço possível”.🍷


*fonte: Vidigal Wines site

Comentários

As mais lidas: