31.3.20

Magia da cozinha na quarentena

Aprimorando os dotes e saberes culinários

Olá, meus queridos! Como estão de quarentena? Na minha casa tudo está a 1000 por hora, ou seja, dos estudos do doutorado para a cozinha, da cozinha para os estudos. Bateu a vontade de comer um doce. Mas o que fazer? Abro a despensa, olho tudo e me deparo com canela, mel e gergelim (sésamo). Corro pra geladeira (frigorífico) e fico ali parada olhando pra ver se surge alguma ideia. De repente meus olhos viram a manteiga e a farinha de tapioca. Fecho a geladeira e na fruteira bananas maduras ... e pensei "por que não uma tapioca doce?". Bora fazer "nevar" na cozinha de novo!!

Lembrando que o post é longo pois o intuito não é só passar a receita e sim entender os benefícios dos alimentos para fortalecer o sistema imunológico e manter a saúde em dia, além do que consultar um especialista no assunto ajuda a não abusar, principalmente, dos condimentos e especiarias. Tudo em excesso faz mal, ok?

A receita

Para a receita doce eu usei farinha de tapioca feita em casa, banana, limão, gergelim (sésamo), mel e canela. Como eu disse anteriormente, cozinha é improviso. Não tem mel, pode usar outro açúcar mesmo. Escolha a fruta que tiver na sua casa, dê preferência para as que estão muito maduras ou quase estragando, não pode desperdiçar. Coloque os temperos que goste mais. Se não sabe como vai ficar, pega um pouquinho numa colher ou no potinho, mistura e experimenta. Deixe-se guiar pela intuição. Vai testando .... é assim que se descobre as explosões de sabores.

Modo de preparo 

Tudo meu é no olhômetro! Por isso não tem medidas. Use do bom senso. Por exemplo: quantas pessoas vão comer a tapioca? Se for pra uma pessoa, não precisa picar 5 bananas. Cada ingrediente que colocar, coloque pouco primeiro e experimenta, se precisar colocar mais um pouco, assim o faça, até que esteja do seu agrado. O problema é não conseguir reverter a situação ainda na panela.


Magia da cozinha na quarentena

Refoga a banana com um pouco de manteiga e depois dela ter dado aquela derretida, acrescenta:

Magia da cozinha na quarentena

Magia da cozinha na quarentena

Magia da cozinha na quarentena

Magia da cozinha na quarentena

Sempre mexendo, não esquece! Ficou pronto, reserve. Em outra frigideira, farinha de tapioca, espera criar a liga com o aquecimento e vira o lado. Então,

Magia da cozinha na quarentena

E...
Magia da cozinha na quarentena

Deu água na boca, não é? Outra opção mais natural para substituir o mel é o açúcar mascavo (mascavado) ou o demerara, pois não recebem aditivos químicos. O mascavo não é refinado e é natural, já o demerara é um intermediário entre o branco refinado e o mascavo, e passa por um processo leve de refinamento. Lembre-se: use com moderação. Quanto mais natural, melhor e a saúde agradece!

 

Benefícios dos ingredientes:

  • Banana (quem explica é a nutricionista Daniella Chein): 
    Tapioca doce

    1. Banana é uma poderosa fonte de potássio, nutriente essencial para o bom funcionamento das válvulas sanguíneas, pois evita o acúmulo do sódio, o que faz aumentar muito a pressão arterial. Além disso, seu consumo ajuda na prevenção das cãibras musculares. 
    2. Fornece energia: a disposição gerada inclui consumir a fruta in natura ou acrescida com aveia, mel, linhaça e iogurte, por exemplo.
    3. Diminui os níveis de estresse: o triptofano, o magnésio e o cálcio são responsáveis na melhora do humor (serotonina), combatem a depressão e proporcionam um bom relaxamento.
    4. Combate a anemia: o ferro da banana supre as necessidades básicas do organismo, mas pode melhor absorvido pelo organismo quando combinado com alimentos ricos em vitamina C.
    5. Melhora o sistema cardiovascular: devido ao potássio e cálcio, a banana ajuda a regular os níveis da pressão arterial.
    6. Regula o intestino: previne a constipação (intestino preso para os portugueses).
    7. Saciedade: as fibras da banana proporcionam saciedade e impedem que se coma mais do que o necessário.
    8. TPM: fonte de glicose, vitaminas do complexo B e outras substâncias, o consumo diário da fruta ajuda a manter os hormônios femininos equilibrados, diminuindo as variações de humor, a irritabilidade durante o ciclo e ameniza a vontade incontrolável de comer doce (Fonte: Conquiste sua vida).
  • Limão (a nutricionista Sheila Basso explica): 

Tapioca doce

    1. Enfermidades: a vitamina C do limão é responsável por impedir as inflamações no organismo e melhorar os mecanismos de defesa, fortalecendo o sistema imunológico e diminuindo o desenvolvimento de gripes, resfriados e outras enfermidades.
    2. Efeito detox: possui propriedades que ajudam a limpar o corpo, favorecendo o processo digestivo e a absorção de outros nutrientes.
    3. Envelhecimento precoce: fonte de antioxidantes e vitamina A, a fruta melhora a qualidade da pele, hidratada e limpa por mais tempo, impede a degeneração das células, o aparecimento de rugas e marcas de expressão.
    4. Coração: o potássio torna o limão essencial para diminuir os níveis da pressão arterial e melhorar o funcionamento do sistema cardiovascular.
    5. Anemia: por possuir ferro é ideal para prevenir a anemia, diminuir a fadiga, tontura e dores de cabeça causadas pela deficiência do mineral no organismo.
    6. Favorece o metabolismo: suas fibras alimentares desintoxica o organismo, melhora a saciedade, colabora com a digestão e o intestino (Fonte: Conquiste a sua vida).
  • Gergelim (Sésamo):
Tapioca doce

    1. Consumido desde a antiguidade, o gergelim é uma semente muito versátil: pode ser consumido em saladas, óleos, bolos, biscoitos, manteiga, leite, entre outros.
    2. Favorece o metabolismo: possui muitas fibras e auxilia no correto metabolismo. Ajuda a circulação sanguínea das paredes intestinais, prevenindo a prisão de ventre e hemorroidas. O cálcio presente na semente auxilia na quebra de gorduras e os ácidos graxos podem reduzir a inflamação.
    3. Doenças cardiovasculares: as gorduras boas do gergelim ajudam na redução do colesterol ruim (LDL).
    4. Pele: os antioxidantes previnem o envelhecimento precoce e protegem os efeitos nocivos dos raios solares. O zinco atua na produção do colágeno responsável pela elasticidade da pele.
    5. Anemia: o ferro combate a anemia, pois é responsável por levar o oxigênio para o sangue.
    6. Anti-inflamatório natural: previne as dores nos ossos e músculos.
    7. Calmante: estimula a produção de serotonina, hormônio responsável pelas sensações de bem estar do cérebro.
    8. Dica: a melhor forma de consumir a semente é em sua versão integral, cru e com casca, tendo em vista que sua versão natural preserva todos esses nutrientes mencionados. Apesar de não existir um estudo sobre a quantidade ideal a ser consumida, especialistas sugerem cerca de 30 gramas por dia (Fonte: Green Me).
  • Mel
Tapioca doce
    1. Propriedades do mel: é um produto natural obtido a partir do néctar das flores, coletado pelas abelhas. Ele é extremamente rico em diversos minerais e nutrientes, com destaque para o potássio e os carboidratos. Seus benefícios variam de acordo com o tipo da flor que a abelha coletou o néctar.
    2. Enfermidades: graças ao seu baixo pH, o mel é muito bom para dor de garganta, pois ajuda a impedir o crescimento de micro-organismos que provocam dor e inflamação e auxilia no tratamento dos sintomas da gripe e da sinusite.
    3. Intestino: regula o intestino, ajuda na manutenção microbiótica e previne diarreia e constipação (intestino preso para os portugueses).
    4. Pele: os antioxidantes são ótimos para a pele, evitando o envelhecimento precoce e deixando-a com aspecto mais saudável. Também ajuda na cicatrização.
    5. Sono: as propriedades nutritivas do mel estimulam a produção de serotonina (hormônio responsável pela sensação de bem-estar), facilitando o relaxamento para pegar no sono (Fonte: Ativo Saúde).
  • Canela:
Tapioca doce
    1. De origem asiática, a canela esconde uma série de benefícios ao nosso organismo. A despretensiosa especiaria é extraída da casca interna da árvore conhecida cientificamente como cinnamomum.
    2. Controla o apetite: a canela diminui o apetite e a compulsão por doces.
    3. Digestão: a especiaria ajuda na digestão e combate refluxos, azia e gases.
    4. Fadiga: o aroma da canela é suficiente para dar sensação de bem-estar, disposição e melhora no humor.
    5. Analgésico natural: chá de canela ou pitadas em outra bebida quente contribuirá para redução das dores locais, pois é antioxidante e anti-inflamatório.
    6. Conservante natural: pode ser usada como conservante natural de alimentos.
    7. Colesterol: a canela reduz níveis de colesterol “ruim” e aumenta o bom (HDL). 
    8. Desconfortos menstruais: reduz significativamente a cólica menstrual, náusea, vômito e sangramento ao longo das primeiras 72 horas do ciclo (Fonte: Seleções).
Pessoal, não esqueça de sempre consultar um especialista pra ter uma alimentação sem abusos e exageros, combinado?

🍴 Bom apetite! 🍳

Fonte fotos: Google

Magic Gourmet . 2017 Copyright. All rights reserved. Designed by Blogger Template | Free Blogger Templates