Quinta da Falorca - A beleza das vinhas e vinhos portugueses


A nossa visita na Falorca foi bem rápida, passeamos pelas vinhas e adega, e fizemos a degustação de vários vinhos. Infelizmente eu já estava saturada de tintos, pois já tínhamos feito degustação na Caminhos Cruzados, seguido de um almoço em um restaurante próximo à vinícola, Bem Haja - comida típica portuguesa - com os vinhos tintos da Caminhos. Então eu me abstive apenas ao espumante e aos brancos (que na minha opinião são excelentes). 


"Fundada pela família Costa Barros de Figueiredo há mais de 5 gerações, a quinta é hoje composta por 4 vinhas com uma área de produção de 13 ha - Vale de Escadinhas, Barreiro, Esmoitada e Falorca - na sub-região de Silgueiros. As vinhas foram todas reconvertidas nos últimos 30 anos, fruto de um grande investimento, que também incidiu diretamente na produção de vinho e na construção de uma adega moderna. Dadas as suas condições excepcionais, a Quinta Vale das Escadinhas possui 10 ha adicionais de área florestal e agrícola composta por olival, aveleiras e pinhal.


A quinta Vale das Escadinhas, onde são produzidos alguns dos melhores vinhos do Dão, possui todas as características da região e é um dos locais principais de referência da viticultura local. Está localizada  no coração do Rio Dão, 16 km de Viseu, possui uma área total de 23 ha. As vinhas estão na encosta do Rio, viradas ao sul, muita exposição solar e com isso adquire todas as características da Região Demarcada, se concentrando a produção de alguns dos melhores vinhos do Dão e com prêmios conquistados ao longo dos anos."*


As castas tintas são Touriga Nacional, Tinta Roriz, Alfrocheiro Preto, Rufete e Jaen. As brancas são Encruzado e Malvasia-Fina. Ainda existem vinhas que possuem 80 anos de idade e abrangem 2 ha de plantação.


Fomos super bem recebidos e os tintos foram muito elogiados. Uma curiosidade: andando pela sala de degustação, várias fotos estão expostas nas paredes, contando a trajetória da vinícola, todas em preto e branco. Objetos antigos também complementam a decoração do ambiente. Uma imagem fala mais que mil palavras.

Se quiser conhecer a quinta, basta entrar em contato por e-mail (qve@qve.pt) ou por telefone (+351 232 950 090). Pode saber das news pela página do face.
Cheers! 🍷🍷

*fonte: Quinta da Falorca site

Comentários

As mais lidas: